21/05/2012

A MINHA QUARTA CLASSE

Eu sei que, como instrução
a minha quarta classe
será demasiado insignificante...
Porém, e ao longo da vida
ela sempre se revelou, para mim
um requisito, deveras importante...!

È inegável, que sinto pena de não ter ido mais alem
como era o desejo de minha mãe...
Mas assim, com a minha quarta classe
também me sinto bem...!
Porque dentro da sua simplicidade
ela tem sido a minha companheira de toda a vida
e tem praticamente, a minha idade...

Eu amo a minha quarta classe!

Ela esteve na minha adolescência
na minha juventude...
No serviço militar
na guerra do ultramar...
Sempre me ajudou a trabalhar
e nunca, nunca
deixou de me acompanhar...!

Com certeza, que em muitas ocasiões
e como é natural
senti pena de não poder ser um intelectual...
Mas a verdade, é que a minha quarta classe
nunca me deixou ficar mal...!

Com ela, estive no fado
ajudou-me a ser fadista...
Com ela, escrevi canções
marchas populares, quadros de revista...
E com a minha quarta classe
quase me tornei um artista...!

Até que um dia
quando se abriram em mim, as portas da poesia...
Foi mais uma vez a minha quarta classe
que me ajudou a mostrar ao mundo
o pouco que eu sabia...!

E assim, lado a lado
rasgando as brumas do tempo...
Eu e a minha quarta classe, de braço dado
vamos cumprindo o nosso fado, ao sabor do vento...!

José Gago


Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.